Revolução Inglesa - História

Os Tudor: Desde o final da guerra das duas rosas, a dinastia dos Tudor comandou a monarquia inglesa. A chamada Era Tudoriana marcou também a perseguição dos inimigos políticos e religiosos, especialmente no reinado de Elizabeth 1 (1558-1603).
Elizabeth, conhecida como "rainha virgem", incentivou a ocupação de colônias na América do Norte, sendo que uma delas, "Virginia", foi batizada em sua homenagem. Não deixou herdeiros(as), portanto foi a última da dinastia Tudoriana.

Reforma Anglicana: Durante o período da dinastia Tudor, a reforma anglicana, criada por Henrique 8, esteve fortemente, solidamente ligada ao estado e queria como sua função opor-se totalmente ao Catolicismo.

Mercantilismo: Foi um sistema totalmente voltado ao comércio para a obtenção de lucros pelo metalismo, também dando apoio, incentivo ás navegações e tendo como estrutura, ou seja, visão de estrutura, o monopólio comercial. Sendo comerciantes, os burgueses, que na época comercializavam temperos.

Nova Burguesia: É a burguesia puritana, que tem dinheiro e não tem sobrenome, ou seja, ESTAMENTO.

Cercamentos: Revolta dos camponeses e substituição agrícola para a criação de carneiros (lã).

Anglicanos: Ligados a burguesia e ao rei, é formada por grupos favorecidos.

Católicos: Religião que acredita em imagens e santos.

Calvinismo: A religião mais importante da Inglaterra. Os calvinistas dividem em várias faccões, sendo a mais importante, a dos puritanos, cuja base social era a média burguesia inglesa, que se opunha ao absolutismo pelo fato que limitava a propriedade.

Outra facção era os presbiterianos, eram mais moderados que tendiam a aceitar o Estado Absolutista, também formados por grandes burgueses.

Os Stuart:

Jaime 1: (1603-1625). Marcou sua gestão pelos conflitos com o parlamento, que já contava com os membros da burguesia, e por acentuar a perseguição de católicos e puritanos.

Carlos 1: (1625-1649). Assinou a Declaração dos Direitos em 1628, dissolveu o parlamento por duas vezes. A Declaração de Direitos era um documento, assinado pelo rei, em que ele assumia compromissos com o parlamento.

A conturbação levou á uma guerra civil de 8 anos (1641-1649), eram da Igreja Anglicana. Cabeças redondas, formado por camponeses, artesãos e comerciantes, também chamado por esse nome por causa que na época tinham costuma de usar cabelo 'TIGELA'.

Escócia conseguiu derrotar o exército de Carlos 1, que se exilou na Escócia.

Cromwell que determinou a extinsão da monarquia inglesa.

Revolução Puritana: Aquelas pessoa cujo comportamento e modo de pensar revelam uma estrutura rígida e conservadora, normalmente relacionada a valores tradicionais e inflexíveis, são rotuladas de "puritanas(os)".

Os Atos de Navegação: (1651). Ampliaram o poder comercial dos navios ingleses e a dissoluição do parlamento (1653) foram ações de força e marcaram a sua administração. A morte de Cromwell, em 1658, fez com que o poder ficasse a cargo de seu filho, Richard Cromwell, que não conseguiu repetir o sucesso do pai, sendo forçado ao seu renunciamento.

Restauração Stuart: Fim da república puritana e da monarquia.

Ato de Exclusão: Os católicos eram excluídos da sociedade.

Habeas Corpus: Medida jurídica que garante a proteção legal contra detenções arbitrárias.

Jaimes 2: Católico.

Guilherme de Orange: Príncipe, que esteve durante alguns anos na Bruxela.

Parlamentarismo: "O rei manda, o parlamentarismo governa."

0 comentários:

Postar um comentário